segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A FELICIDADE DOS OUTROS ME INCOMODA?




Ontem me deparei com essa pergunta e me obriguei a refletir sobre isso. E por mais que seja difícil assumir uma resposta, não pros outros, mas pra mim mesma, eu acho que sim, que em algumas circunstâncias a felicidade dos outros me incomoda. Principalmente quando afeta a minha própria felicidade, impedindo os meus sorrisos, prazeres, divertimentos. Porque às vezes, as pessoas simplesmente impõem sua condição feliz, sem se preocupar se estão invadindo a possibilidade do outro de ser feliz também.
E quando cheguei a essa conclusão, pensei se estava sendo egoísta. Há algum tempo minha satisfação própria, com a pessoa que estou me tornando, é sustentada por vários fatores: oração diária, meditação, leituras prazerosas e enriquecedoras, falta de conflitos externos e internos, pensamento positivo e a busca constante por algo de bom no outro.
Mas ultimamente, meu tempo escasso e um estresse constante não têm deixado espaço para o cultivo do bem dentro de mim, nem desse olhar de compaixão para o próximo. Não que isso me faça ser mau, necessariamente. Só torna mais difícil controlar esse ser forte, dominador, egocêntrico, impulsivo e raivoso que existe. Aí é hora de fazer merda se a felicidade dos outros estiver incomodando a minha possibilidade de ser feliz.
Nesses casos, a palavra egoísmo surge facilmente, mas numa tentativa de explicar a atitude alheia. A mente fica confusa e a agressividade corrosiva não me deixa lembrar que se enxergo algo em alguém, é porque existe o mesmo em mim. E depois de agir de uma forma repulsiva, é hora de me arrepender e assumir que ainda não sou tão boa quanto gostaria. Uma pena. Eu achava que os processos seriam mais fáceis.
O que me deixa mais tranqüila é saber que tudo que chega fácil demais, perde o valor com a mesma facilidade. Falta base, estrutura, apoio. A cada dia tenho entendido que construir quem se quer ser, é uma tarefa complicada, que requer esforço, vigília, e uma dose cavalar de estudo. E embora eu saiba que vou continuar tropeçando, caindo, me decepcionando profundamente comigo, também sei que vou continuar tentando, porque ser uma pessoa melhor, a cada dia, é só o que me faz levantar da cama. 

6 comentários:

  1. O tempo é um inimigo pra quem não entende que também é bom envelhecer.
    O antigo é a base do que é novo, nossos erros e defeitos não nos apaga, mas sim reforça nossos melhores traços.
    Pra dilatarmos a alma, temos que nos desfazer..
    Pra nos tornarmos imortais, a gente tem que aprender a morrer,
    Com tudo aquilo que fomos e tudo aquilo que somos nós!

    ResponderExcluir
  2. nossa, que lindo isso que vc escreveu... na verdade, quem é vc??? quero saber... seu comentário me tocou profundamente =D

    ResponderExcluir
  3. Sou só mais uma pessoa ordinária, quem sabe um dia nos reconhecemos por ai.. até la, trocamos filosofias demodé.

    ResponderExcluir
  4. Nem tão ordinária assim...rs - tomara que um dia nos reconheçamos... e que continue a troca de filosofias démodé.

    ResponderExcluir